domingo, 23 de dezembro de 2007

Sarau Benedito

Neste verão foi na Foz do Itajaí Açú. Dia 12, SARAU BENEDITO com a Sambíssima Trindade, o coletivo CLAP com a participação de poetas curitibanos...Grande Sarau Benedito no Mercado Municipal de Itajaí, lançamento mundial do Insolid Angle...Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaí Açú...



Nadaverismo


de Bento Nascimento

"O centro do universo era a minha casa
e o átomo menor
era o botão de osso da minha
camisa azul.

Havia menor ainda
dois furinhos de meu botão:
eu entrava por um
saía por outro.

Certa vez, ao entrar numa dessas cavidades
eu encontrei o meu umbigo.
Só daí descobri
o quanto eu deixei de viver".

Bento Nascimento - Nasceu em novembro de 1962, no bairro São João. Desde criança demonstrava habilidade com as artes em geral, principalmente com as palavras e o desenho. Foi aluno do Colégio Estadual Henrique da Silva Fontes e Pedro Antônio Fayal, onde conclui o ensino médio. Na universidade, ingressou no curso de Letras e passou a participar ativamente da vida cultural da cidade. Boêmio, fez uma quantidade enorme de amigos em diversos os segmentos da cultura e da sociedade itajaiense. Durante a efervescência cultural dos anos oitenta (pós-ditadura, pós-césio), Bento construiu maior parte do seu legado poético. Dono de um senso de humor refinado, recheado de ironia e acidez, ele foi um cronista do cotidiano, que usava o verso – geralmente sem rima e ignorando as "regras" da poesia – para contar histórias singulares, que acontecem todos os dias e que, por isso, se tornam universais. Solidário, amoroso, amigo, engajado. Bento foi um poeta do povo, uma pessoa que trabalhava num guichê de banco ou diante da lousa de uma escola pública durante o dia. Mas que vivia a poesia em tempo integral.

Nenhum comentário: